sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Evolução Biológica

Introdução

-A evolução significa simplesmente que organismos se modificam com o passar do tempo, em que alguns organismos desapareceram do planeta e são substituídos por outros organismos que se modificam não existiam antes, neste sentido a "evolução" não é uma teoria científica ou hipótese, é um fato observável, da mesma maneira que um ciclo de vida de um sapo é um fato observável.

Objectivos
- Distinguir seres Unicelulares para seres Pluricelulares ou Multicelulares;
- Conhecer a evolução dos seres Procariontes para seres Eucariontes;
- Identificar quais as hipóteses da origem do seres vivos;


Desenvolvimento
-Evolução Biológica;
-Processo de evolução dos seres procariontes aos seres eucariontes;

Conclusão:
-Qual das 2 hipóteses é aceitável, hipótese Autogénica, ou hipótese Endossimbíotica;
-Qual é a hipótese da origem dos seres vivos é aceitável;




-Distinção dos seres Unicelulares para seres Pluricelulares ou Multicelulares;

A vida estende-se desde as profundidades dos oceanos até ás cordilheiras mais altas, seres unicelulares ou seres pluricelulares, simples ou complexos que povoam os ecosistemas em enorme pacifícidade,dar a conhecer principalmente a história evolutiva da unidade da vida, a célula.

Começa-se dos seres Unicelulares em que estes são seres vivos que são constituídos por uma só célula, podem ser Eucariontas como a bactéria, ou Procariontas como a amiba, enquanto seres pluricelulares são um conjunto de células semelhantes e interdependetes que desempanham uma ou mais funções como por exemplo os seres humanos, estes seres Multicelulares neste caso o aumento de tamanho é uma clara vantagem, uma célula maior pode mais facilmente capturar outras células, por outro lado um organismo maior, pode em regra, movimentar-se mais rapidamente, o que facilita a sua alimentação e favorece a fuga . Vejamos um exemplo de seres Unicelulares como na (Figura 1) e outro exemplo de seres Pluricelulares na (Figura 2)



A Evolução de seres Procariontes para seres Eucariontes

Os fósseis indicam que, desde o passado da Terra, existem seres procariontes, actualmente representados pelas bactérias e pelas cionobactérias, e seres eucariontes. A separação entre seres procariontes e seres eucariontes, que naturalmente resulta-se do tipo de células que os constituíram, respectivamente procariótas e eucarióticas.
Nos Seres procariontes ,através dos dados fornecidos pelos fósseis e a simplicidade estrutural e funcional das células procarióticas comparando com as eucarióticas, em maioria apresentam parede celular, mas diferente da existente na célula animal eucariótica.
Enquanto o ser Eucarionte pode ter células eucariontes, animais e vegetais, o ser procarionte tem células procarióticas. Por outro lado o ser eucarionte é pluricelular, pois tem mais do que uma célula na sua constituição e o ser procarionte é composto por uma única célula e por isso se designa ser unicelular (bactérias e cianobactérias).


Identificar quais são as origens dos seres vivos.

Dados obtidos a partir de diversos campos da ciência que certos cientistas formularm uma teoria revolucionária de tentativa de explicar a Origem dos seres vivos ou a origem da Vida na Terra, sem recorrer a fenómenos sobrenaturais. Nesta parte vou identificar as razões de existencia dos seres vivos;

-A Vida na Terra , como tal a conhecemos, só é possível devido á filtragem dos U.V. pela camada de Ozono da atmosfera superior;
-O Mundo Biológico reflecte uma unidade de origem e constituição;
-As provas da Evolução são irrefutáveis, demonstrando que as condições e os organismos nem sempre foram o que são actualmente;
-Existem fóssei de organismos com 3000 Milhões de anos, os Estromatólitos estruturas resultantes da deposição de CaCO3, retido e sgregado por comunidades de Cianobactérias, presentes em água doce e salgada;

Desenvolvimento, Evoluçao Biológica.

-A evolução Biológica tem sido, desde há longos anos,(dois séculos), analisada com base em características morfológicas ou funcionais dos organismos(fenotipos), e mais recentemnte com recurso á sequência dos ácidos nucleicos, com particular relevo para o RNA ribosómico das eucariotas e mito0condrico no caso dos hominídeos e seus descedentes (genotipos). Estas análises têm leveado a um grande números de hipóteses especulativas e teorias, com avanços e recuos tal como acontece em diversos outros domínios, mas tornadas mais controversas pelo desconhecimento das reais condições em que organismos aparecem e subsistiram e pela escassez de regitos fósseis adequados.







2 comentários:

Anónimo disse...

bacteria eucarionte?

Loca disse...

Este é um trabalho realizado por alunos, que entretanto foi corrigido em aula. Obviamente que as bactérias não são eucariontes. Não encontro onde está isso escrito no texto que leu, talvez seja uma interpretação mal feita por si, sr. ANÓNIMO.