terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ocupação Antrópica e Ordenamento do Território

Sub-Tema:
Zonas Costeiras (Análise de uma situação problema).
Introdução:
-Grandes zonas da superfície terrestre foram ocupadas pelo Homem, tendo as paisagens naturais experimentado grandes mudanças. A Terra apresenta 2/3 da sua superficie ocupada pelo mar. A energia mecânica das ondas, das correntes e das marés é um importante factor modelador sobretudo das faixas costeiras das áreas continentais.
Objectivos:
1. O que são Zonas Costeiras?
2. Reconhecimento das Formas de Erosão numa zona costeiras.
3. Reconhecimento das Formas de Deposição.
4. Evolução do Litoral e suas causas.
5. Medidas de protecção:
6. Ordenamento do Litoral:
7. Ordenamento do Território:
8. Riscos Geológicos:
Desenvolvimento:
Zonas Costeiras:
- As zonas costeiras constituem ecossistemas únicas e irreconstituíveis à escala humana, resultantes de uma longa evolução, de muito milhões de anos.
- É a zona de transição entre o dominio continental e o dominio marinho.
- É uma faixa complexa, dinâmica, mutável e sujeita a vários processos geológicos.
- A movimentação das ondas, as correntes e as marés são os grandes fabricantes das zonas costeiras.
- Cujo o seu resultado são duas formas, a de Erosão e Deposição.
Formas de Erosão:
- São o resultado do desgaste provocado pelo impacto do movimento das ondes sobre a costa.
- Ao desgaste provocado pelo mar tem o nome de Abrasão Marinha.
- Sendo que esses efeitos são mais detectados em costas altas e escarpadas, que se chamam Arribas.
- Esta abrasão ocorre na base da arriba, escavando e provocando a queda de detritos que se acumulam nas zonas mais baixas, originando uma superficie situada entre marés e chamam-se de Plataformas de Abrasão.
- Também temos outras formas de erosão como a Arriba Fossil que consiste em zonas altas e escarpadas que, já não são modificadas pelas águas do mar, sendo que já não sofre de abrasão marinha.
- Temos o Cabo, designado de acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende por um oceano ou mar que lhe está adjacente.
- Para terminar temos as Baías que são consideradas uma porção de mar ou oceano rodeadas por terra, ao contrário do cabo.
Formas de Deposição:
- Têm origem em materiais arrancadas pelo mar ou por materiais transportados pelos rios que se depositam quando as condições ambientais o propiciam.
- Podendo estes materiais formar diversas formas como as Praias, Ilhas-Barreiras, como exemplo as ilhas da Costa de Faro.
- Sendo que o dinamismo caracteristico das zonas costeiras resulta em uma constante evolução destas áreas. - Algumas formas modificam-se, mudam de posição, umas desaparecem e outras aparecem.
- Para finalizar falta-nos falar de mais três tipos de formas de deposição, para proseguir temos a, Restinga que é um terreno arenoso e salino, proximo ao mar e coberto de plantas hérbaceas.
- Também temos a Laguna que denominada como sendo uma depressão formada por água salobra ou salgada, comunicando-se com o mar atravéz de canais, formando-se uma espécie de "quase-lago" de água salgada.
- Para finalizar temos o Tômbolo, que é uma forma do litoral que resulta da acumulação de materiais que originam um cordão que une o continente a uma pequena ilha.
Evolução do Litoral e suas causas:
- Os litorais são sistemas extremamentes complexos.
- A evolução do nível médio do mar e da linha da costa desde o último máximo glaciário até à actualidade, em Portugal, é ainda mal conhecida nos aspectos de promenor, verificando-se também na maioria das zonas costeiras mundiais.
- Tem como definição uma interface multipla entre a geosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera.
- Os litorais arenosos oceânicos, por serem inóspitos, a sua ocupação por parte do Homem, só se visualizou significamente a partir do século 19, e com mais preponderância na segunda metade do século 20.
- Desde que o nível médio do mar atingiu mais ou menos a cota actual, que foi há mais de 3 mil anos, que a linha da costa apresenta tendência para migrar em direcção ao oceano, sendo que a linha da costa apresentou tendência para migrar em direcção ao continente.
- Tendo como causas, a ocupação intensiva da zona costeira, a grande redução do fornecimento sedimentar ao litoral, o grande aumento do nível do mar, e a degradação antropogénica das estruturas naturais.
Medidas de Protecção:
- Para haver uma protecção é necessário a elaboração de planos de ordenamento da faixa costeira, incluindo a recuperação das dunas, a estabilização das arribas, a construção de esporões e de paredões de protecção das praias, a alimentação artificial das praias, assim como a proibição de construção nas áreas de risco.
Ordenamento do Litoral:
- O Litoral Português constitui uma zona de várias potencialidades, sendo imprescindivel como espaço lúdico, quer como espaço gerador de riqueza.
- Sendo considerada como uma área muíto frágil, e quando os seus potenciais são degradados dificilmente se consegue a sua recuperação.
- Cerca de 76% da nossa população está a habitar o nosso litoral, 29% da costa está ocupada com habitações, turismo, industria e áreas portuárias.
- Sendo que em um caso especifico e muito presente, como a zona costeira da Costa da Caparica, que o crescimento do nível do mar, fez-se notar ao ponto de ter estado em conflito com construções feitas artificialmente pelo Homem.
- As acções que acabariam por proteger a nossa costa e as propriedades ai existentes de forma eficaz, são a tentativa de reconstituição da zona litoral e a ampliação dos volumes de areal nessas zonas.
- Devido ao grande número de problemas, é necessário arranjar-se formas de solucionar estes problemas, como exemplo a criação de legislações adequadas; arranjar acções de sensibilização ambiental; começar o tratamento dos efluentes e possivelmente uma das melhores formas de protecção do litoral que é a participação mais activa da população.
- Podemos por estas formas, olucionar vários problemas do nosso litoral.
Ordenamento do Território:
- É considerado uma cooperação entre o Homem e o espaço natural.
- Consistindo no planeamento das ocupações, no aproveitamento das infra-estruturas existentes e na preservação dos recursos limitados.
- Também é considerado como um estudo detalhado de um território, para se ficar a conhecer as suas caracteristicas, sendo que esse estudo contistuirá para a elaboração de um plano, cuja sua finalidade é o bom aproveitamento do potencial desse território.
Riscos Geológicos:
- Devido ao aumento demográfico e ao êxodo rural, a pressão do Homem sobre a natureza tem vindo a aumentar ao longo dos anos.
- Habitações em cima de dunas, estradas marginais aos rios e à beira-mar, cidades nas bases dos vulcões e de falhas activas, os diques que retiram área ao mar, são situações perigosas e de alto risco para as populações.
- Acontecendo por vezes, devido a estas situações, a ocorrência de trágicos acontecimentos da natureza, levando vidas, bens e muito mais coisas sem dar qualquer indicio de riscos.
- Os riscos geológicos internos devem-se às áreas limites das placas tectónicas, onde o impacto é maior caso exista uma grande densidade populacional nas respéctivas áreas de alto risco.
- Sendo que hoje em dia, maremotos, sismos, tsunamis, erupções vulcanicas, etc, estas catástrofes não podendo ser evitadas, podem sim, ser previstas cada vez com mais exatidão, e tomar medidas de prevenção de modo a se puder salvar vidas e evitar elevados custos económicos.
- Os riscos geológicos externos são as inundações, mostrando o aumento do nível da água nos rios e ribeiros, sendo estas zonas muitas vezes utilizadas para cultivo, quando, irresponsávelmente, se transformam em zonas habitacionais, acrescentam um grande perigo para essas populações.
- Os casos dos residuos , como os frigorificos, mobiliário, etc, que são depositados para rios e ribeiras é outra das razões para um grande risco geológico.
- Ao retirar toda a cobertura vegetal ao solo, também poderá ocorrer deslizamentos de terras e também é um perigo para as populações.
Conclusão:
- Neste trabalho podemos concluir que as zonas costeiras são zonas com várias potencialidades, quer para espaços lúdicos, como forma de gerar riquezas.
- Claro que se abusar-mos dos seus potenciais, não se conseguirá facilmente recuperar os mesmos.
- Também se tenta demonstrar, o aumento do nível do mar como uma das principais causas do desaparecimento das zonas costeiras.
-Demonstra-se como o envolvimento do Homem tanto pode ser perigoso, como a sua tecnologia pode ser indespensável para a sua preservação
- Acompreenção aprofundada dos processos fisicos que actuam em zonas costeiras permite uma gestão mais racional deste património natural, potencialmente rico mas sempre muito sensivel.
- Por fim resta dizer que esta zona é muito sensivel e tento apelar a todos os que leiam este trabalho que a tentem preservar, para assim podermos disfrotá-la.
Bibliografia:
http://www.geota.pt/coastwatch/cw_portugal/olitoral.html Causas da Evolução do Litoral e Ordenamento do Litoral

Sem comentários: