sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Plano de trabalho - Zonas de Vertente

Plano de trabalho

Tema: Ocupação antrópica e problemas de ordenamento
Sub-tema: Zonas de vertente - perigos naturais e antrópicos


Introdução
- A pressão antrópica contribui para desequilibrar os sistemas superficiais e com aumento das populações determina maiores necessidades em superficies agrícolas e urbanas o que faz ocorrer uma ocupação desordenada, e traz inúmeros problemas destas acções. a geologia ajuda a entender os problemas e apresentar soluções, as zonas de vertente são áreas que constantemente sofrem com essas situações.

Objectivos
- Como fazer a prevenção de riscos geologicos?
- Como fazer o ordenamento do território para evitar riscos?
- Como fazer a gestão de recursos ambientais?
- A importância da educação ambiental.
- Que causas e que consequências dos movimentos em massa?
- Que soluções adoptar para a prevenção de movimentos em massa
?

Desenvolvimento

-Este trabalho se desenvolve abordando e mostrando como fazer a prevenção de riscos geologicos, mostrando o ordenamento do território para evitar riscos, como fazer a gestão de recursos ambientais, a importancia da educação ambiental para as populações, que causas e que cosequências dos movimentos em massa, as soluções para a prevenção de movimentos em massa isto vou mostrar neste trabalho atráves de imagens e algumas explicações resumidas mais bem explicitas.

Conclusão

- A ocupação desordenada de áreas que
antes era zonas desabitadas ou áreas protegidas sem um estudo de ocupação ordenado podem potenciar o aparecimento de acidentes com consequências muito graves. A geologia ajuda a prevenir e evitar essas consequências com meios e formas. Um estudo prévio das áreas a serem ocupadas ou atraves de um educação ambiental consegue evitar tais acidentes. A geologia traz soluções, precisamos e ter sabedoria para aplicar essas idéias.

Bibliografia:
http://dminas.ist.utl.pt/Geomuseu/MINGEO%20LEC2006LET/Aulas%20Teóricas%202006/OCUPAÇÃO%20ANTRÓPICA.pdf - PPT riscos geológicos
http://www.cvar.azores.gov.pt./cvarg/centrovulcanologia/perigos geologicos/mimizarperigomv.htm
Terra,Univeso de vida 2ºparte-geologia -biologia e geologia-11º ou 12º (ano2) Amparo Dias da Silva/ Fernanda Gramaxo/ Maria Ermelinda Santos/ Almira Fernandes Mesquita/ Ludovina Baldaia/ José Mário Félix/ Porto Editora execução gráfica 2006.

Sem comentários: