terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Trabalho de geologia Ocupação Antrópica e Problemas de ordenamento

Tema: Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento

Subtema: Zonas de vertente- Perigos Naturais e Antrópicos

Intodução
Ao falarmos de zona de vertente podemos dizer que são locais de desnível da topografia terrestre, as zonas de vertente podem ter um declive mais ou menos acentuado encontrando-se muito exposta à acção intensa rápida. Mas os perigos naturais e antrópicos ocorrem na terra desde a sua formação, como os sismos e as erupções vulcânicas fazem parte do normal funcionamento do nosso planeta. Com o crescimento da população e a ocupação desordenada de diversas áreas agrava os riscos naturais e impõe a necessidade de um ordenamento eficaz do território. Neste trabalho vou mostrar atráves dos objectivos no qual a geologia pode ser um grande contribuinte para mostrar as medidas e soluções para os problemas em geral.

Objectivos
- Como fazer a prevenção de riscos geologicos?
- Como fazer o ordenamento do território para evitar riscos?
- Como fazer a gestão de recursos ambientais?
- A importância da educação ambiental.
- Que causas e que consequências dos movimentos em massa?
- Que soluções adoptar para a prevenção de movimentos em massamo ?

Desenvolvimento
- Como fazer a prevenção de riscos geologicos?
Deve-se familiarizar-se com o terreno à sua volta prestando atenção as áreas limitrofes das zonas que costuma frequentar, procurando sinais de actividade geomorfologica recente. Muitas vezes podem-se registrar alguns sinais de instabilidade lenta, tais como: Fendas no chão, aumento da inclinação de arvores, queda sistematica de pequenos blocos em certas zonas em regra geral, locais onde possa ocorrerem movimentos de vertente definem zonas de maior susceptibilidade.

-Como fazer ordenamento do território para evitar riscos?
O território a ser ordenado faz parte de uma cidade ou jurisdição e para cada região existe um plano de ordenamento territorial. Sendo assim o ordenamento do território depende de pesquisar uma melhor repartição geografica das actividades ecônomicas em função dos recursos naturais de modo que o planeamento de toda as acções desenvolvidas no território não possa causar riscos no decorrer do tempo.

-Como fazer a gestão de recursos ambientais?
E a administração do exercício de actividades ecônomicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade a reciclagem de matérias primas e a redução do impacto ambiental das actividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também dos conhecimentos associados a gestão ambiental técnicas para a recuperação de areas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de actividades produtivas e imobiliarias.

-Que soluções adoptar para a prevenção de movimentos em massa?
Em zonas de vertente pode-se criar vários obstáculos para evitar desmoronamentos ou situações de riscos como por exemplo:
Um muro de suporte com drenagem(saída de água) do terreno para evitar a probabilidade de deslizamento de terreno.
Pressagem das camadas, pregagens das camadas ao nível rochoso estável. A vegetação nas zonas de vertente e fator de proteção onde consegue absorver o impacto das chuvas de grande intensidade e conservar a vegetação e um factor de prevenção. Fazer barreiras naturais com grandes blocos de pedras ou proteções de concreto evitam deslizamentos e movimentos de massa.

-Que causas e que consequências do movimento em massa?
Há varios condicionantes dos movimentos em massa como o clima e a vegetação o clima relaciona com a precipitação e suas consequências sobre os processos morfogeneticos. A elevada humidade provoca a saturação de água no solo que por sua vez favorece os movimentos de massa. A intensidade de água dada em mm/hora pode causar a erosão que por sua vez desagregação de material como solo ou rocha com uma precipitação de água das chuvas prolongadas a infiltração e contínua o que satura o solo. Reduzindo a coesão do material da vertente e a resistencia desse material a erosão.

-A importância de educação ambiental.
E necessário instruir, formar o espirito desenvolver uma maneira que seja recíprocas as relações do ser humano com o ambiente por isso a importância da educação ambiental. Por em prática essa educação tem que ser permanente prestada ao individuo que deve perceber o meio onde vive, por isso deve ter noção dos espaços a serem construidos, vegetação e o solo ao seu redor. As zonas de vertente são locais de desnível da topografia terrestre, e encontra-se muita exposta à acção intensa e rápida como as chuvas de grande intensidade pode causar muitos movimentos de massa. O clima no planeta esta a sofrer um transformação na qual pode ter uma crise ambiental e o reconhecimento de um facto de na maior parte dos casos as suas causas residirem nos comportamentos individuais parte consideravel do esforço dos investigadores nesta area tem traduzido no sentido de mudança de atitudes e comportamentos.

Conclusão

As zonas de vertente são áreas de solos que podem ser afectados ora por chuvas de grande intensidade, ou por ocupações sem estudo prévio ou até mesmo por remoções indevidas do solo ao seu redor. A população cresce em números cada vez maiores e necessita ocupar áreas antes que eram florestas, áreas de proteção ambiental, ou áreas que antes tinha uma vegetação que as protegiam de movimentos de massa, sismos, terremotos. Que podem também afectar estas áreas, a educação ambiental, a prevenção de riscos contribui para evitar as degradações destas áreas. O clima no planeta esta a sofrer grandes alterações o que implica em mudanças nas quais todos desde os seres vivos, os oceanos, as camadas que protegem a terra do sol e os solos que compõem o planeta ocorrerá transformações inevitáveis e as zonas de vertente será uma dessas áreas por serem áreas de declive topográfico. A geologia será um grande contribuinte para as gerações futuras que atráves de uma educação ambiental e um estudo prévio das áreas a serem ocupadas poderão sentir menos essas consequências.

Bibliografia

http://www.mestrado/ urbanismo. net/textos refhtm
enciclopedia delta larrousse 1994 circulo de leitores e larrousse para a primeira ediçao2001 de leitores.
http://www.ipa.ptartigos/artigos2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/gestÃ:mbiental
http://www.cvarg.azoresgov.pt/cvarg.7centro de vulcanologia/perigos geologicos/mimizarperigo.htm

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0g9kMRP141pB4zN3hTBn-0L7h5vfWouUQUsmxi49KYAKajkS6gnWTR0zCEUcFMvekBxeCgm7yPxqyOWT3WnFEXXkyDoYUQfSl0h1x-StctR3bXNuE7P4F8uEijcKr4H71inZSE9V1Wcc/s1600-h/IMG_0091.JPG Imagem N.1

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh19LLd3yicDBzUEYLFRxo7MXo2VcMM5N4OtIHhjE96YMaIvu-CBt2tA0NOB_QtwrfQvmg0W-A9woyXFs7ezf6_f0-hLRLAAwjm-94KhC5c9Rp-jjagQIVASknniDOeax-xB79EG24TbWg/s1600-h/IMG_0071.JPG Imagem N.2

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivDBn_Ezfdt8Ge-e-EcuWJ-nmOsaeOmRffr2R6NFFeq3wRKX_J6WUENuaiR_1wyVW6GXqvIK6mWlFxlHAHnW5Akwjjl18uCMfJmoxt8JtGKnldERUSqBp2azIEp8U7aCr_Mhp8d8rVGgE/s1600-h/IMG_0047.JPG Imagem N.3

Terra, Universo de Vida 2º parte Geologia- Biologia e geologia- 11º ou 12º (ano2) Amparo Dias da Silva/Fernanda Gramaxo/ Maria Ermelinda Santos/ Almira Fernandes Mesquita/ Ludovina Baldaia/ José Mário Félix/ Porto editora execução gráfica 2006





2 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Una gran guia de ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero internet. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]